sábado, 4 de maio de 2013

Artigo de opinião - Usina Hidrelétrica ou Salto das Nuvens?


 Por: Estefânia de Deus Oliveira Silva – 3º Ano A

Tangará da Serra, cidade belíssima, situa-se no exuberante divisor de águas das bacias Amazônica e do Rio Prata. Seu povo é alegre, diversificado e hospitaleiro. Vivem aqui, pessoas das mais variadas regiões do país. Preza-se por ter sua trajetória traçada por pessoas que souberam valorizar sua terra e sua gente, sem esquecer os valores humanos e sempre contar com a disposição dos seus moradores. São pessoas humildes que lutam e trabalham arduamente para conquistar seus sonhos e defender seus ideais.
Além de a cidade ser conhecida pelo seu povo, é também, conhecida pelas suas belezas naturais que atraem e encantam a população e seus mais diversificados turistas que por aqui passam, com seus grandes rios, lindas cachoeiras e o magnífico Salto das Nuvens, cuja cachoeira é considerada o maior bem natural do município e é justamente ela que tem causado tanta polêmica na cidade.
A cachoeira possui uma queda d’água de 19 metros de altura e 100 de largura, o Salto das Nuvens é o motivo de  orgulho não só para os tangaraenses, mas também àqueles que a visitam e dizem sentir-se em total sintonia com a natureza nesse maravilhoso lugar.
Porém, já pela segunda vez cogita-se a construção de uma usina hidrelétrica no lugar, cuja construção, ocasionaria a perda de mais de 40% do volume da água, segundo a SEMA – Secretaria do Meio Ambiente. Isto tem causado muitas discussões entre a população. Algumas pessoas se posicionam favoráveis, pois acreditam que com a construção da usina, geraria mais emprego e renda para a cidade, enquanto outras, principalmente ambientalistas, se posicionam contra, pois a construção provocaria um grande impacto ambiental.
Particularmente, creio que a construção da usina provocaria um prejuízo incomensurável, uma vez que o impacto ambiental poria em risco a natureza, desde os animais silvestres que ali vivem, à flora que se constitui como habitat natural para estas espécies, entretanto, resta-nos esperar que atitudes sejam tomadas imediatamente. Almejo que a comissão composta por representantes do setor público e privado discutam melhor o assunto e tomem uma decisão madura, que no mínimo, seja coerente, não permitindo que essa tragédia ocorra. Somente assim poderemos dormir tranquilamente, sabendo que nosso maior patrimônio natural está a salvo das mãos do homem.

2 comentários:

  1. Estefânia, seus textos para eternizar os momentos de estudo no Ensino Médio, os quais tive o privilégio de acompanhá-la. Parabéns! Para mim e para a escola, ficou como a aluna inesquecível, meu exemplo em sala de aula.
    Continue com a mesma dedicação, quero ir em sua formatura aí mesmo no Rio de Janeiro... rs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora! Não sabe o quanto eu fico feliz em ler isso e saber que servi de exemplo para algo. Eu nunca me esquecerei da escola em que passei 12 anos da minha vida e principalmente dos meus ótimos professores que me acompanharam nessa longa jornada, entre eles está você, querida professora. Obrigada! Saudades de todos vocês, estarão para sempre em minha memória e em meu coração. Beijinhos.

    ResponderExcluir